Steve Ditko, co-criador do Homem-Aranha e do Doutor Estranho, morre aos 90 anos

A noite de hoje vai terminar um pouquinho mais tristes para os Marvetes. Agora a pouco, os principais sites especializados de quadrinhos norte-americanos noticiaram o falecimento do desenhista Steve Ditko aos seus 90 anos. Sua morte na verdade aconteceu já faz alguns dias, mas só foi noticiada agora.

Ao falar de Steve Ditko, a primeira coisa que vem a mente dos fãs é a criação do Homem-Aranha ao lado de Stan Lee. Mas ele também foi responsável por criar um dos quadrinhos mais psicodélicos vistos até hoje com as histórias do Doutor Estranho. Esses dois personagens foram entregues aos cuidados de Ditko por Stan Lee justamente porque o roteirista e editor-chefe da Marvel acreditava que os dois heróis precisavam de uma plasticidade diferente e quebrar um pouco a rigidez dos demais quadrinhos que ficavam mais aos cuidados do Mestre Jack Kirby.

Foi um sucesso estrondoso de cara. Homem-Aranha a partir da primeira edição em Amazing Fantasy teve um número de vendas tão sem precedentes que a Marvel decidiu de cara já lhe dar uma revista mensal. Não só o roteiro de Stan Lee era diferente, mas todo o arquétipo do personagem, mais franzino e moldável que o padrão de herói da época, fazia do Aranha o herói do povo, gente como a gente, o Amigão da Vizinhança. Além de Parker, o desenhista ajudou a criar os personagens coadjuvantes até hoje marcantes do herói como Tia May e Tio Ben, J. Jonah Jamenson, Gwen Stacy, Norman e Harry Osborn, Betty Brant, além da infinidade de vilões que surgiram nas primeiras revistas.
A parceria entre Lee e Ditko contanto não foi tão longeva quanto o sucesso do mascarado, no entanto. Durou até a edição #38. Conhecido por ser recluso, o artista parecia cada vez mais se incomodar com as tentativas de Stan Lee em tornar o Bullpen da Marvel em um hall de celebridades dos quadrinhos. Com o tempo, se limitava a poucas palavras trocadas com Stan Lee para fazer as revistas e aos poucos começaram a discordar dos rumos da história de Peter Parker. Segundo Stan Lee, a gota d'água para Steve Ditko teria sido uma divergência sobre quem seria a verdadeira identidade do Duende Verde.

Além do Aranha e seus coadjuvantes, Ditko ajudou a montar muito do ambiente em que Stephen Strange vivia, sendo também co-criador do Dormammu, Clea, Pesadelo, Wong, Ancião e Karl Mordo. Quando cuidou de algumas histórias do Hulk, criou o General Glenn Talbolt e o vilão Samuel Sterns, o Líder. Os último heróis mais populares que ajudou a criar foi Speedball e Garota-Esquilo, quando voltou anos depois para fazer um ou outro trabalho para a Marvel, acredite se quiser.  Para a DC, ficou marcado por criar o Questão, Capitão Átomo, Columba e Rapina, dentre outros. E mesmo fazendo eventuais trabalhos pra outras editoras, o resto dos seus dias ficava em seu estúdio próprio trabalhando em seus pequenos projetos como  Static, The Missing Man, The Mocker, Avenging World, The Avenging Mind, Dikto, etc e Wha...!? Ditko's H. Series, tudo isso meio que intermediado por Robin Snyder, um editor da Archie Comics, com quem já havia trabalhado no passado.


Segundo a policia de Nova York em informação pesquisada pelo The Hollywood Reporter, Steve Ditko foi encontrado morto no dia 29 de Junho e acredita-se que já estava morto dois dias antes. Uma situação triste para uma lenda dos quadrinhos, mas não estranha para sua vida isolada e pacata. Dikto nunca casou e não teve filhos. Seu parente mais próximo seria um sobrinho de mesmo nome, também artista, mas de pouco contato com o tio. De fato, foi alguém único. Acabou que seus principais herdeiros fomos nós, os indubitáveis fãs de seu trabalho e que certamente se lembrarão de sua contribuição para sempre.

Fonte: marvel616.com - Coveiro

Postar um comentário

0 Comentários